Começam os estágios práticos na Santa Casa

Após o fim do curso em abril, o projeto Músicos do Elo entrou em sua fase final: os estágios na Santa Casa de São Paulo. Após meses de preparação, os alunos começaram as intervenções musicais no hospital, colocando em prática todo o conhecimento acumulado no curso.

Os músicos estão atuando em duplas, toda semana, em diversos setores da Santa Casa, como a pediatria, o departamento de cirurgia e o de clínica médica. A periodicidade é seguida com seriedade, para que a haja um compromisso real entre os músicos e os pacientes junto à equipe médica.

Esse compromisso tem sido muito bem recebido e valorizado pelo hospital. O músico Nei Silva, que atuou como professor do curso e agora também realiza as intervenções, conta que ouviu relatos de crianças e pais que se sentem muito bem com os Músicos do Elo. “Eles falam que lá [a Santa Casa] é o melhor hospital, que tem até música! O João*, um menino que teve alta, estudará violão comigo no Camp Pinheiros! A Carla* estava bem debilitada e, ainda assim, cantou comigo na frente dos pais. O Lucas* esteve lá por três semanas e, ao me ver, tentava cantar junto. Ele tem dificuldade com a fala, dentre outras patologias, e quando a música acabava, ele ficava triste.”

Além dos pacientes, a equipe médica também é  acolhida pelo projeto. “Faz duas semanas que guardo meu material com voluntárias na quimioterapia e ontem toquei nesse espaço também”, completa Nei. E finaliza: “É tudo muito sensível e leve. Estou muito feliz com esse encontro nas tardes de segunda!”

*Os nomes foram alterados para manter a privacidade dos pacientes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s