Etapas
Os Músicos do Elo serão formados por meio de aulas teóricas e práticas e receberão um certificado no final do curso. Necessariamente, atuarão em dupla, por períodos de no mínimo 3 horas por semana.
Formação
- De novembro de 2017 a junho de 2018 na cidade de São Paulo;
- 260 horas de aulas teóricas, práticas, seminários e estágios;
- 2 dias por mês.
Conteúdo
- Técnica, expressão vocal, harmonização e repertório;
- Improvisação, criatividade e interação musical com objetos sonoros;
- Formas e modalidades da intervenção musical em instituições de saúde e sociais;
- Análise das experiências e das práticas musicais;
- Conhecimento das regras das instituições.
Coordenação
- Victor Flusser
Estudos de composição e regência no departamento de música da USP, mestrado e doutorado pela Universidade de Aix-Marselha, livre docência pela universidade de Pau-Pays d’Ardour, professor aposentado da Universidade de Estrasburgo, criador e diretor do Centro de Formação de Músicos Intervenientes da Universidade de Estrasburgo, criador e responsável do projeto internacional Músicos Humanizando Hospitais e instituições para idosos (França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Brasil), autor do livro Músicos do Elo, SP 2016.
- Luiz Fernando Santoro
- Ildemara Bonfim
Project Manager – MBA. Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. MBA em Gestão de Projetos (ESALQ/USP-2016). Vivência internacional (USA, UK em Captação de Recursos) Graduada em Teologia (FATIPI e UNICESUMAR). Sólida experiência em elaboração de projetos e planos de trabalho, supervisão de equipe, articulação de parcerias e convênios, execução orçamentária e de contratos, Leis de Incentivo, prestação de contas, gestão de recursos financeiros e materiais, relacionamento com stakeholders, monitoramento de ações realizadas e análise de indicadores. Dezoito anos de trabalho em projetos sociais no terceiro setor, como analista e coordenadora e gestora de projetos nas áreas socioeducacional e sociocultural. Usuária de processadores de texto e imagem, planilhas de cálculos e internet.
Consultores
- Fernando Antônio de Almeida (PUC-SP)
- Ana Jorge (Hospital Garcia de Horta – Lisboa)
Professores
- Victor Flusser – Formas e modalidades da intervenção musical e música de conjunto com objetos sonoros:
Estudos de composição e regência no departamento de música da USP, mestrado e doutorado pela Universidade de Aix-Marselha, livre docência pela universidade de Pau-Pays d’Ardour, professor aposentado da Universidade de Estrasburgo, criador e diretor do Centro de Formação de Músicos Intervenientes da Universidade de Estrasburgo, criador e responsável do projeto internacional Músicos Humanizando Hospitais e instituições para idosos (França, Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Brasil), autor do livro Músicos do Elo, SP 2016.
- Luiz Fernando Santoro – A especificidade do vídeo na atuação dos Músicos do Elo
- Joana Reais – Expressão vocal:
Joana Reais é uma cantora e pesquisadora portuguesa, radicada em São Paulo. Doutoranda na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Artes Performativas pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, graduou-se com mérito em Jazz Vocal na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal com convênio no Conservatorium Van Amsterdam, na Holanda, tendo sido bolsista de ambas as instituições. Já apresentou a sua música ao lado de nomes virtuosos da worldmusic mundial, tais como Maria João (Portugal), Múcio Sá (Brasil) ou Tito Paris (Cabo Verde) pisando os mais importantes palcos europeus. Joana Reais realizou o curso de “Música nos Hospitais” ministrado pela APMHIS − Associação Portuguesa de Música nos Hospitais e Intituições de Solidariedade, na sua cidade Natal, Lisboa, tendo-se tornado efetiva da associação que leva música tanto a ambientes hospitalares como a lares para a 3ª Idade em 2012. Joana acredita numa sociedade plural, criativa e produtiva, onde não só a Música como todas as Expressões Artísticas cumprem um papel fundamental numa sociedade que se quer saudável, de e para todos − numa só palavra, inclusiva.
- Nei Silva – Arranjos vocais em duas vozes:
Bacharel em Música – Instrumento Violão pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, Regência Coral pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, Professor de Violão na Oficina de Cordas do Camp Pinheiros, Professor de Educação Musical no Ensino Fundamental no Município de Barueri, Desde 2010 é aluno do Firsc – Festival Internacional de Regência Sergio Chnne, O Festival tem proporcionado conduzir Orquestras Sinfônicas na Finlândia, Argentina e Brasil, Violonista, Estreou em 2011 o Gedankenexperimentmusik 1 para violão solo do compositor Jean Goldenbaum na Guitar Evening na Cidade de Vaasa na Finlândia, Professor de Violão e Harmonia no Músicos do Elo.
- Paulo Miranda – Repertório para crianças
Doutor em Artes/Música pela USP. Mestre em Música/Educação musical/Etnomusicologia pela Unesp-Instituto de Artes-SP. Formado em Educação Musical pela Unesp-IA-SP. Fundador, Diretor artístico, produtor e músico da Cia Farnel de Artes, companhia dedicada ao teatro para a infância e juventude, teatro de bonecos, contação de histórias e arte-educação. Realiza pesquisa nas áreas de música e saúde (doutorado), jogos e brincadeiras, canções e músicas infantis da tradição oral. Trabalhou como professor e supervisor de estágios no 1º curso de formação dos Músicos do Elo, em Sorocaba.
- Wilson Brisola – Minha experiência como Músico do Elo
Músico – Educador Musical – Músico Hospitalar. Formado pelo Conservatório Dramático Musical de Tatui SP- em: Canto Erudito; Violão Popular; Regência Coral. Especialista no Método de Educação Musical Zoltán Kodaly pela Faculdade Santa Marcelina SP. Especialista no Método Edgar Willems pelo IEM –Instituto de Educação Musical de Salvador-BA. Músico Atuante na área Social e da Saúde pelo Centre de Formation de Musiciens Intervenants (CFMI) da Universidade de Estrasburgo (França). Graduando em “Gestão de Smart Cities” pela Universidade Uninter (Centro Universitário Internacional – Curitiba PR).
- Elizabeth Flusser – Construção de objetos sonoros
Musicista, animadora, diplomada pela Escola National de Música de Chalon sur Saône. Seu interesse foi durante muitos anos a pedagogia musical especialmente para o
« não publico » (pessoas sem acesso à musica). Redação do mestrado sobre as
relações entre jogo e mísica, a criatividade na educação musical, na Faculdade
de Educação da Unive5idade de Strasbourg. Professora no CFMI da
universidade de Strasbourg de pegagia da musica. Professorade improvisação e
de criação de objetos sonoros do Curso de Músicos nos Hospitais da
Univesidade de Strasbourg. Criadora e diretora da AEMA Strasbourg, atuante
musical com bebês de 3 meses a 2 anos em Rosheim.
Avaliação
- Relatórios e controle dos estágios;
- Exame final.